História
A hoje denominada Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco teve sua origem em 1972, com o funcionamento de classes anexas à Escola Estadual Dom Lustosa, resultantes de convênio firmado entre o Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado da Educação, e a Prefeitura Municipal de Patrocínio-MG.
Posteriormente, transferiu-se para instalações construídas na área de uma fazenda experimental — hoje denominada Fazenda Esmeril — que, à época, pertencia ao Ministério da Agricultura e foi expropriada e repassada à Fundação Educacional e Cultural de Patrocínio.
A escola criada passou a ter a denominação de Colégio Agropecuário Sérgio de Freitas Pacheco. Durante o período em que esteve sob jurisdição da Prefeitura de Patrocínio, passou a ser denominada Escola Agrotécnica Municipal Sérgio de Freitas Pacheco.
Com a construção de uma nova sede, com recursos do Governo Federal, tornou-se o Centro Tecnológico do Cerrado (CETCerrado) e, atualmente, voltou a adotar o antigo nome de Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco (EASFP).
A área de atuação da EASFP abrange toda a Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, tendo como principal área de abrangência a cidade de Patrocínio.
Mantenedora
Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio